Atendimento 24 horas (34) 99861-5111
E-MAIL contato@slackspace.com.br

Mito ou Verdade: Desconectar HD ou Pendrive abruptamente pode danificar o dispositivo?

Mito ou Verdade: Desconectar HD ou Pendrive abruptamente pode danificar o dispositivo?

Você já se perguntou a real necessidade de utilizar o recurso de “Ejetar” os dispositivos removíveis em seu computador? E isto faz alguma diferença? Sim, toda.

Cada vez que um dispositivo removível é conectado em um computador e operações de escrita são realizadas, ocorrerá alteração dos dados diretamente no dispositivo removível. Se um dispositivo for removido antes que o sistema operacional termine a operação de gravação dos dados, situações anormais poderão ocorrer no sistema de arquivos ou propriamente nos arquivos armazenados. Isto significa que poderá ocorrer desde a corrupção do arquivo que estava sendo gravado ou até mesmo a corrupção de todo o sistema de arquivos do dispositivo removível. No caso da corrupção do sistema de arquivos, uma simples formatação resolverá o problema, caso você não precise dos arquivos que estavam lá.

No caso da corrupção do arquivo, o usuário experimentará a perda apenas do arquivo que estava sendo alterado, os demais arquivos continuarão funcionando normalmente. No entanto, pode ocorrer uma corrupção do sistema de arquivos (File System) do dispositivo, o que afetará o reconhecimento de todos os arquivos do dispositivo removível.

Desta forma, a recomendação é sempre utilizar o recurso de Ejetar o dispositivo para que estes riscos não ocorram, pois nesta situação o sistema operacional irá garantir que todos os processos de escrita no dispositivo sejam finalizados.

Você pode estar se perguntado: mas não existe esta funcionalidade quando utilizamos estes dispositivos removíveis em DVDs ou aparelhos de som automotivos, por quê?

Sim é verdade, nestes aparelhos não existe esta funcionalidade, pois estes dispositivos realizam apenas operações de leitura. A remoção abrupta do dispositivo em uma situação onde ocorreu apenas operações de leitura não oferece riscos aos arquivos armazenados. Isto justifica o motivo pelo qual experimentamos sucessivas remoções abruptas de dispositivos removíveis em computadores e nada acontece. Isto ocorre pois foram realizadas apenas operações de leitura ou provavelmente a operação de escrita realizada já foi finalizada pelo sistema operacional, o que não acarretará nenhum risco.

Desta forma, para não correr riscos, sempre utilize o recurso de remover o dispositivo com segurança para evitar a perda de dados.

De qualquer forma, se você for vítima da perda de um arquivo ou de todos os arquivos em um dispositivo removível, a SlackSpace pode lhe ajudar por meio dos serviços de recuperação de dados.

Conte conosco e nos encontramos no próximo post da série Mito ou Verdade!

Se gostou deste post, clique nos ícones abaixo e ajude a compartilhar este conteúdo em suas redes sociais.