Atendimento 24 horas (34) 99861-5111
E-MAIL contato@slackspace.com.br

Mito ou Verdade: Uma fonte de alimentação elétrica de má qualidade pode colocar meus dados em risco.

Mito ou Verdade: Uma fonte de alimentação elétrica de má qualidade pode colocar meus dados em risco.

Verdade!

A fonte de alimentação elétrica que fica dentro do gabinete do seu computador, deveria ser um dos componentes escolhidos com a mesma preocupação que se escolhe o processador ou a memória. No entanto, este componente é bastante negligenciado durante a escolha.

“Não deixe de consultar as dicas no final deste post”.

Para que você entenda a importância de uma boa escolha de fonte, é ela que transforma a tensão alternada da sua casa ou escritório em diferentes tensões contínuas (Ex: +3,3 V, +5 V, +12 V e -12 V) que são necessárias e apropriadas para os vários componentes de seu computador, dentre eles os dispositivos de armazenamento de dados, em especial dos discos rígidos ou HDs.

Infelizmente as fontes de boa qualidade implicam em um projeto de construção mais exigente que leva em conta componentes eletrônicos de melhor qualidade. No final das contas, isto se traduz em fontes mais caras. No entanto, pesquisas apontam que uma fonte de alimentação de boa qualidade custa em média menos de 5% do valor total de um microcomputador. Fontes baratas e de má qualidade acabam por deixar que vários fatores no processo de fornecimento de eletricidade venham a danificar os componentes do seu computador.

Os dispositivos de armazenamento de dados possuem componentes eletrônicos de proteção que acabam sendo ativados quando a fonte não faz sua função nessas situações, com isso o HD, por exemplo, deixa de funcionar e os dados lá armazenados ficam inacessíveis, pelo menos temporariamente.

Em situações como esta, a SlackSpace, por meio de equipamentos profissionais e especializados, atuará na parte eletrônica do dispositivo de armazenamento de dados a fim de fazê-lo funcionar novamente, pelo tempo suficiente, para que os seus dados possam ser integralmente recuperados.

Nesses casos o bom profissional de recuperação de dados orientará o Cliente e o aconselhará a substituir sua fonte de alimentação elétrica por outra de melhor qualidade, além de descartar o uso do HD danificado, pois este não será mais confiável para o uso cotidiano.

1ª Dica: Caso seu disco rígido pare de funcionar repentinamente não deixe que profissionais não capacitados tentem qualquer intervenção, isso pode acabar gerando até mesmo a perda definitiva de seus dados, procure por ajuda especializada.

2ª Dica: Para lhe ajudar na escolha de fontes de boa qualidade, sugerimos o link https://www.tecmundo.com.br/fonte/novidades/, ou utilize uma busca no google com o termo “review fontes ANO_MAIS_RECENTE” por exemplo “review fontes 2016”. Caso você queira saber mais informações de sua fonte busque no google por “review fonte MODELO_DA_FONTE” por exemplo “review fone Corsair CX-600W”. Nos resultados de busca do google sempre dê preferência para sites especializados.

Obs: A marca e modelo da sua fonte pode ser obtido na etiqueta lateral da fonte.

Conte conosco e nos encontramos no próximo post da série Mito ou Verdade!

Se gostou deste post, clique nos ícones abaixo e ajude a compartilhar este conteúdo em suas redes sociais.