Recuperação de dados em casos de problemas e defeitos Lógicos


Qualquer dispositivo de armazenamento de dados necessita de um arranjo lógico que permita os dados serem gravados e localizados posteriormente. Este arranho lógico é realizado inicialmente através das formas de estruturação das partições, seja utilizando o formato MBR ou GPT, o que permite subdividir um sistema de armazenamento de dados (HD, SSD, SHDD, Pendrives, Cartões de Memória) em unidades lógicas conhecidas como partições.

Após a definição da quantidade de partições, cada uma destas precisam ser estruturadas para receberem os arquivos e diretórios nos processos de gravação. Isto permite que além dos dados gravados, também sejam gravadas informações de localização e características de cada um dos arquivos gravados (como por exemplo a tabela $MFT para os sistemas de arquivos NTFS), o que é extremamente necessário para que os arquivos possam ser acessados posteriormente.

Conhecer o funcionamento de todas estas características, permite que profissionais possam realizar operações de recuperação de dados que envolvam problemas lógicos, ou seja, problemas relacionados à:

  • Tabelas MBR ou GPT corrompidas;
  • Sistemas de arquivos corrompidos;
  • Arquivos, pastas ou diretórios apagados ou sobrescritos inadvertidamente;
  • Dispositivos formatados inadvertidamente ou com alteração em suas partições;
  • Ataques de Ransonware, sabotagem, vírus, vermes e outros código maliciosos;
  • Perda de senhas de proteção de dispositivos ou de criptografia;
  • Problemas de firmware em dispositivos HDD, SSD, SHDD;

A SlackSpace conta com laboratórios que estão equipados para o diagnóstico adequado de problemas lógicos, incluindo as melhores técnicas e soluções de hardware e software. Destaca-se o uso de solução profissional de recuperação de dados, para a correção de problemas de firmware nos dispositivos ou a recuperação de dados através de técnicas específicas, para casos mais complexos.