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Recuperação em Dispositivos de Armazenamento

Recuperação em Dispositivos de Armazenamento

Os dispositivos de armazenamento de dados, especialmente os discos rígidos portáteis ou de notebooks, estações de trabalho ou de servidores, bem como os cartões de memória, pendrives, mídias ópticas e outros assemelhados estão cada vez mais confiáveis. Porém, tais dispositivos não têm previsibilidade de quando irão falhar. Isso facilita a ocorrência de problemas que ocasionam o mau funcionamento dos dispositivos, gerando a perda de dados, temporária, parcial ou total.

Por sorte, as técnicas, os equipamentos, as ferramentas e as soluções de hardware e software especializadas na recuperação de dados também têm evoluído constantemente. Assim, através de profissionais e empresas especializadas, é possível que estes dispositivos com dados perdidos, possam ser trabalhados a fim de recuperar o máximo de informações armazenadas.

A seguir estão elencados sintomas mais comuns como de maior complexidade que estão associados a problemas de perda de dados.

  • O dispositivo não é detectado pelo computador, sistema operacional ou BIOS;
  • O sistema operacional detecta o dispositivo mas exibe a capacidade incorreta ou nula;
  • O dispositivo é detectado pelo sistema operacional no entanto as partições, arquivos e diretórios não estão acessíveis pelo usuário;
  • O sistema operacional solicita a formatação do dispositivo;
  • O computador trava após a conexão do dispositivo;
  • O dispositivo apresenta conector quebrado, ausente, com mau contato;
  • O dispositivo apresenta danos físicos na placa de circuito impresso (PCB);
  • O dispositivo apresenta sistema de arquivos corrompido;
  • O dispositivo teve arquivos, pastas ou partições apagados inadvertidamente ou por sabotagem;
  • O dispositivo recebeu uma nova instalação de sistema operacional de forma inadvertidamente ou por sabotagem;
  • O dispositivo possui arquivos que foram criptografados por ação de ransomware ou outros códigos maliciosos;
  • O dispositivo apresenta sons de “click” após a inicialização;
  • O dispositivo não emite nenhum som aparentando estar desligado;
  • Dispositivo incendiado, submetido a altas temperaturas ou molhado;
  • Dispositivo com proteções criptográficas e com senhas perdidas;

Em todos estes casos, a SlackSpace está preparada para atuar em uma possível recuperação de dados, oferecendo aos clientes uma segunda chance para reaver os suas informações, principalmente em situações que não exista backups que possam ser utilizados.