Passo 01: Coloque seu HD (ou disco rígido) de preferência em um saco antiestático. Se você não tiver sacos antiestáticos, e envolva cada unidade individualmente com algumas camadas de plástico bolha.
Obs: Não utilize espuma para embalar o seu disco rígido pois isto gera eletricidade estática que pode danificar os componentes eletrônicos.
Passo 02: Escolha uma caixa de papelão que tenha no mínimo 03 (três) vezes o tamanho, largura e altura do seu disco rígido. Forre a caixa de papelão com algumas bolas amassadas de jornal ou qualquer outro tipo de papel.
Passo 03: Deposite o(s) disco(s) rígido(s) no centro da caixa.
Passo 04: Cubra o(s) HDs com novas camadas de bolas de papel até que todo o volume da caixa de papelão seja preenchido.
Passo 05: Feche a caixa com fita durex ou crepe, adicione os dados de remetente e destinatário e escreve de forma visível em todos os lados da caixa a palavra “FRÁGIL”.
Se for um HD do tipo SSD, pendrive, notebook, câmera fotográfica, smartphone ou outro dispositivo providencie a máxima proteção física ao estilo do que citado para os HDs
Parte do sucesso da recuperação de seus dados, arquivos, fotos, vídeos ou fotografias perdidas depende do envio adequado.